top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - Amar a Deus e ao próximo, por P. Osmar Resende sdb


Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR). Osmar Resende, sdb, com Amar a Deus e ao próximo.


AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO

Osmar Resende SDB


Jesus perguntado sobre qual seria o maior mandamento, simplesmente respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos” (Mt 22,37-40).

Amar a Deus de todo coração, envolvendo sentimento (não sentimentalismo), afeto, carinho, amizade.

Amar a Deus de toda tua alma: envolvendo o mais íntimo do ser, a sua psique.

Amar a Deus de todo teu entendimento: seguindo a razão, a racionalidade, mantendo o equilíbrio, a tranquilidade, a serenidade.

Neste sentido, Dom Bosco, em seu sistema pedagógico preventivo, apelava justamente para a razão e a “amorevolezza”, uma palavra italiana difícil de traduzir em português. Um misto de amor, de carinho, de bondade, de ternura.

Amar ao próximo como a si mesmo. Em primeiro lugar amar-se, aceitar-se, perdoar-se, presentear-se a si mesmo. Procurar sua realização pessoal, frutificar seus talentos, buscar a própria felicidade, enquanto busca ajudar a felicidade do próximo.

Já o livro do Êxodo exortava a não oprimir, nem maltratar o estrangeiro, a viúva, o órfão; não ser usurário (cf. Ex 22, 20-25). Jesus constantemente recomendava a compaixão, misericórdia, perdão.

Jesus, neste sentido nos apresenta as bem-aventuranças, recomendando a mansidão, a justiça, a misericórdia, a pureza, a paz, a promoção da paz (cf. Mt 5,1-12).

Recomenda ainda as obras de misericórdia: dar comida a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, visitar os doentes, os enfermos, os prisioneiros.

Enfim, esse é o segredo da felicidade.

Se todos seguíssemos os mandamentos certamente o mundo seria bem melhor. Não temos condições de resolver todos os problemas do mundo. Mas Deus conta conosco nesse esforço de transformação, nesse sonho de felicidade, de paz, de união, de fraternidade

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page