Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do pároco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), Osmar Resende, sdb, com A vigilância.
A VIGILÂNCIA
Osmar Resende SDB
Estamos nos aproximando do fim do ano civil e bem mais perto se aproxima o fim do ano litúrgico. Dia 19 de novembro será o 32º. Domingo do Tempo Comum. Dia 26, Festa de Cristo Rei. E dia 02 de dezembro já será o 1º. Domingo do Advento. E assim se iniciará um novo ano litúrgico.
Jesus convida seus discípulos e a nós estarmos vigilantes, porque a Vinda do Senhor se aproxima. Os primeiros cristãos viviam a chamada “tensão escatológica”, ou seja a iminência da volta de Cristo para arrebatar a todos para a glória celestial.
Neste sentido o Evangelho de Mateus (Mt 25,1-13), escrito no fim do primeiro século da era cristã, nos convida a estarmos sempre vigilantes, com as lâmpadas acesas, para o encontro com o Senhor.
Várias vezes, ao longo de sua vida, Jesus fala da vigilância. Mas uma vigilância sem medo, sem angústia, sem ansiedade.
E o melhor meio de nos prepararmos para o encontro com o senhor é sermos amigos da Sabedoria. A sabedoria, a verdadeira sabedoria, é a arte do bem viver. Do viver bem, inclusive do conviver bem, pois nesta vida, não estamos sozinhos. “Homem algum é uma ilha” já dizia Thomas Merton.
Ainda outro dia Jesus falava sobre o Mandamento Maior: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo” (cf. Mt 22,34-40). Eis a verdadeira Sabedoria: Amar a Deus e ao próximo.
A sabedoria nos ajuda a fazer o discernimento. A escolher o melhor caminho para nossa existência, tendo em vista a eternidade.
Num mundo tão marcado pela violência, pela ganância, pela ambição, pelo máximo desfrute, Jesus nos dá o exemplo de coerência, de sabedoria infinita.
Comments