Domingo no Blog do Alex Fraga, com "A viúva e as duas moedas", por P. Osmar Resende, sdb, com "A viúva e as duas moedas"
A VIÚVA E AS DUAS MOEDAS
Osmar Resende sdb
Jesus veio dar um novo sentido, uma nova direção à vida, buscando e apontando aquilo que é essencial na vida cristã.
Jesus estava em constante conflito com os fariseus, com os doutores da lei (Mc 12,38-44). Estes se preocupavam muito com a aparência, com a legalidade, ou, melhor com o legalismo, o formalismo. Gostavam de ser saudados nas praças, de usarem roupas vistosas para serem vistos, admirados pelas pessoas.
Jesus na entrada do templo observa que algumas pessoas depositavam grande quantidade de moedas no cofre de metal, que faziam um barulho de chamar a atenção. Enquanto uma pobre viúva deposita apenas duas moedinhas sem muito alarido. Jesus elogia a mulher que deu algo que lhe custava caro, mas fazia questão de dar sua oferta generosa.
Nossa sociedade consumista, se preocupa ainda muito com a aparência. E em nossas comunidades cristãs hoje em dia se dá grande valor às satisfações do indivíduo, às sensações “místicas”, ao devocionismo, sem se preocupar realmente com aquilo que é essencial.
Participando de uma assembleia diocesana, após a exposição do trabalho das comunidades e de algumas reflexões, uma irmã lembrou da ausência, da referência a algumas pastorais sociais, como a Carcerária, a Indígena, a Ecológica em nossa realidade.
Corremos o risco de ficarmos na casca, na superfície da religiosidade. Não entramos no âmago da questão de nossa fidelidade a Cristo, de seu testemunho, de sua proposta do Reino de Deus. Reino de paz, de justiça, de amor.
Jesus veio a esse mundo para nos dar a salvação. Mas a salvação integral da pessoa. A atenção a suas necessidades físicas, psicológicas, espirituais.
Comments