top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A Transfiguração de Jesus, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende sdb, da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com A Transfiguração de Jesus


A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

Osmar Resende SDB


No dia 6 de agosto celebramos a Transfiguração de Jesus. No segundo domingo da Quaresma o Evangelho narra também a Transfiguração.

Em alguns lugares se celebra neste dia a Festa do Senhor Bom Jesus, como na Catedral de Cuiabá e Bom Jesus da Lapa.

Em 1996 tive a felicidade de visitar Israel e para coroar a peregrinação estivemos com um grupo de salesianos italianos no Monte Tabor, onde, segundo a tradição, ocorreu a Transfiguração de Jesus. Uma basílica linda, moderna, onde tive a oportunidade única de celebrar a santa missa.

A Transfiguração de Jesus certamente é uma prévia de sua Ressurreição. Jesus fica reluzente, resplandecente, um êxtase de glória. Existem pessoas iluminadas, mas Jesus é a própria luz.

Pedro em sua carta se apresenta como testemunha ocular, juntamente com Tiago e João. E receberam a confirmação da divindade de Jesus, através do Pai.

Depois chega a hora de descer da montanha, de enfrentar os desafios da vida, da proposta revolucionária de Jesus: o Reino de Deus, a justiça, o amor, a misericórdia. De enfrentar os medos. Mais uma vez Jesus diz: “Não tenhais medo” (Mt 17,7).

Cada um de nós tem seus medos: da doença, da velhice, da morte, da solidão, do fracasso e outros tantos medos. A sociedade aparentemente audaciosa camufla seus medos. Hoje, por exemplo, o medo das catástrofes climáticas, da guerra da Ucrânia e de outras tantas disseminadas pelo mundo. No Brasil vivemos momentos de uma verdadeira guerra civil. Sofremos ameaças de todos os lados.

Por outro lado, vemos a coragem e a audácia do Papa Francisco que seguindo a tradição de seus antecessores enfrenta o desafio da Jornada Mundial da Juventude. Milhares, milhões de jovens do mundo inteiro vão a Lisboa para esse grande evento que propõe a paz, a fraternidade entre as pessoas, os países, os povos.

Concluindo, não podemos, esquecer que o mês de agosto é o mês vocacional. E neste primeiro domingo lembramos a vocação presbiteral. Prefiro dizer presbiteral, porque o presbítero é ordenado para ser sacerdote, profeta e pastor e não apenas sacerdote. Como profeta tem a missão de anunciar a Palavra de Deus. Como sacerdote, celebrar, administrar os sacramentos. E, como pastor, ajudar a cuidar do rebanho, das ovelhas, do Reino de Deus.

E nós somos convidados também a nos transfigurarmos. Transformarmos nosso modo de ser e de viver. Sermos pessoas iluminadas, propagadoras do bem, da felicidade, da alegria, da paz.

65 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Adriano Perceguini
Adriano Perceguini
Aug 06, 2023

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo....

Like
bottom of page