top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A Transfiguração de Jesus, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, da paróquia de Guarapuava (PR), com "A Transfiguração de Jesus"


A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS (Mt 17,1-9)

Osmar Resende SDB


Neste domingo lembramos a Transfiguração de Jesus. Jesus que sobe o Monte Tabor e lá se transfigura, se transforma de uma forma resplandecente, luminosa, dando-nos uma prévia do que seria a Ressurreição.

Jesus é o novo Moisés, que vem sacramentar a Nova Lei. A Lei do Amor, da Bondade, da Justiça, da Felicidade, da Santidade.

Jesus diante do temor dos apóstolos amedrontados diz mais uma vez: “Levantai-vos. Não tenhais medo”.

Porém Jesus desce do Tabor. Vem para a planície onde se trava a luta da verdade, do amor, do discernimento.

Também nós, aqui na Terra, devemos nos transfigurar. Tornar-nos pessoas transformadas, iluminadas, levando a luz de Deus, a luz de Cristo que nos diz: “Vós sois a luz do mundo” (Mt ,13). Luz que brilha. Luz do amor, da justiça, da fraternidade, da espiritualidade, da mística, da oração, enfim, da santidade.

Ao mesmo tempo devemos lutar para transformar as pessoas, a sociedade, com a nossa palavra, mas, sobretudo, com o testemunho, com o exemplo.

Este ano (2023), por exemplo, refletimos sobre o problema da Fome na Campanha da Fraternidade. Milhares, milhões de pessoas passam fome no Brasil e no mundo, em meio a tanta injustiça, ganância, corrupção, guerras.

Em pleno Século XXI constatamos ainda escravidão no mundo do trabalho, aliada à discriminação.

Vivemos numa sociedade mergulhada no sonho do bem estar, mas que, às vezes não satisfaz, gerando um vazio interior, depressão.

É hora de nos desinstalar-nos, procurando gerar luz, através de nossos atos, de nossas atitudes de amor, benevolência, tolerância, compaixão.

Um bom domingo! Uma boa semana!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page