top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A Santíssima Trindade, por P. Osmar Resende.

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende sdb, pároco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com "A Santíssima Trindade".

A SANTÍSSIMA TRINDADE

Osmar Resende SDB


Quando criança aprendemos no Catecismo de perguntas e respontas:

- Quem é Deus?

- Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra.

- Quantos deuses há?

- Há um só Deus e não pode haver mais do que um.

- O Pai é Deus?

- Sim, o Pai é Deus.

- O Filho é Deus?

- Sim, o Filho é Deus.

- O Espírito Santo é Deus?

- Sim, o Espírito Santo é Deus.

- Então são três deuses?

- Um só Deus, em três pessoas.

E aí está o Mistério da Santíssima Trindade, definido no Concílio de Niceia em 325 e confirmado e explicitado no Concílio de Constantinopla em 381.

Certamente é um mistério de amor, de um Deus família, protótipo do amor humano, familiar, comunitário, social.

De fato, Deus Pai, de tal forma amou o mundo, a humanidade, que enviou seu próprio Filho pra nos salvar, nos libertar, nos apontar o caminho do céu, da felicidade.

O Filho, por sua vez, de tal forma nos amou que deu sua própria vida, encarnando-se, tornando-se um de nós e morrendo pregado numa cruz, ressuscitando esplendorosamente, espargindo sua luz, sua bondade, sua misericórdia.

Jesus, o Filho de Deus, prometeu-nos o Espírito Santo, que existe desde toda a eternidade, mas haveria de se manifestar de forma extraordinária. Jesus sopra sobre os apóstolos, infundindo-lhes o Espírito Santo e prometendo sua companhia por todo o sempre.

E assim costumamos invocar a Santíssima Trindade no início e no fim de qualquer oração.

No Brasil temos várias festas, comemorações. Em Goiás temos a cidade que leva o nome de Trindade. E aí se celebra todos os anos, no primeiro domingo de julho o

Divino Pai Eterno. Já em Cuiabá se celebra o Divino Espírito Santo. Em Guarapuava temos a Paróquia do Divino Espírito Santo e o Santuário da Divina e Trina Ternura.

A melhor definição de Deus vem de João: Deus é Amor (1Jo 4,8). Moisés invoca a “Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel... que caminha conosco... e perdoa nossas culpas, nossos pecados”(Ex 34,7-9).

E São Paulo, escrevendo aos coríntios deseja que “a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus (Pai) e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2Cor 13,13) uma prova incontestável da Unidade e da Trindade de Deus.

Somos, portanto, convidados a fazer experiência dessa maravilhosa família divina, entrarmos em comunhão, mergulhar em sua Divina Ternura.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page