Artigo - A Salvação, por P. Osmar Resende
- Alex Fraga

- 24 de ago.
- 2 min de leitura

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da Igreja Nossa Senhora do Salete - Primavera do Leste (MT), P. Osmar Resende, sdb, com "A Salvação".
A SALVAÇÃO
Osmar Resende sdb
Jesus caminha em direção a Jerusalém, atravessando cidades e povoados. No meio do caminho alguém pergunta a Jesus sobre a salvação. “São poucos os que se salvam?”
Jesus não responde diretamente se são poucos ou se são muitos. Um mistério. Mas ele dá umas dicas. Um critério fundamental é a justiça: “Afastai-vos de mim vós que praticais a injustiça”.
Em outra ocasião, no Sermão da Montanha, Jesus proclama “bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”. E acrescenta: “Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”.
Os judeus acreditavam que eles eram destinatários exclusivos da salvação. Jesus abre as portas para todos os povos e nações. Aliás, ele mesmo se diz a porta. A porta que acolhe todas as pessoas de boa vontade.
E, assim hoje, Deus oferece a salvação a todos, independentemente de raça, religião, ou crença. Jesus oferece a salvação até o último instante de nossa vida.
No alto do Calvário, Jesus implora ao Pai por aqueles que o crucificaram: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.
Isso não é um indício de permissividade. Jesus é exigente. Exige de nós renúncia, sacrifício, como em tudo na vida.
Nem oito, nem oitenta e oito. Ou seja: Deus nos perdoa, mas também exige de nós compromisso, humildade, conversão contínua. Propõe para nós o caminho da felicidade, que passa pelo amor, pelo perdão, pela misericórdia.
Sonhamos com o paraíso. Aqui na terra e na eternidade. Deus nos oferece de presente. Mas precisamos saber acolher. De um lado não podemos nos julgar santos, perfeitos, melhor do que os outros. Por outro lado, também não podemos nos desesperar, considerando-nos indignos da salvação. Esse foi o grande pecado de Judas, que não se arrependeu, não confiou na misericórdia de Deus.





Comentários