top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A ressurreição de Lázaro, por P. Osmar Resende.

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo do P. Osmar Resende, sdb, da paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR), com seu texto "A ressurreição de Lázaro".


A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO (Jo 11,3-45)

Osmar Resende SDB


O Evangelho de hoje nos fala da ressurreição de Lázaro. Lázaro era muito amigo de Jesus, bem como de Marta e Maria, suas irmãs. Estas comunicam a Jesus que Lázaro havia falecido. Jesus, tranquilo, esperou ainda uns dois dias para ir ao encontro.

Jesus fica comovido e atende ao chamado das duas irmãs. Lázaro estava já sepultado há quatro dias. Enquanto Marta sempre mais agitada vai ao encontro de Jesus, sua irmã Maria fica sentada em atitude contemplativa.

Jesus consola e afirma: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Quem acredita em Jesus terá a vida e jamais a morte espiritual.

Jesus vai até o túmulo, uma caverna fechada com uma pedra. Manda tirar a pedra e ordena a Lázaro sair para fora. Este surge atado de mãos e pés conforme o Evangelho. E Jesus diz aos presentes para desatar os nós e deixá-lo caminhar. E assim foi feito. Muitos creram nele. Aliás, o próprio Jesus afirmara que este fato serviria para glorificação de Deus e também poderíamos dizer que é uma prévia da sua própria ressurreição, assim como sua transfiguração no Monte Tabor.

A caverna lembra o túmulo de Jesus.

Nós, muitas vezes, estamos atados de mãos e pés. Imobilizados. Paralisados.

Precisamos ter a atitude contemplativa de Maria, irmã de Lázaro, alicerçada na oração, na meditação, na reflexão e ao mesmo tempo a atitude de Marta, que vai ao encontro de Jesus, toma providências, age, serve. Havemos de buscar sempre este equilíbrio ao longo de nossa vida.

E a lembrança da ressurreição de Lázaro nos prepara para o grande evento do Cristianismo, que é a celebração da Páscoa do Senhor. De sua ressurreição.

A ressurreição é a base, o fundamento de nossa fé.

75 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page