Artigo - A Missão de Jesus, por P. Osmar Resende
- Alex Fraga
- 3 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo pelo pároco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), Osmar Resende sdb, com A missão de Jesus.

A MISSÃO DE JESUS
Osmar Resende SDB
Estamos no mês de setembro, mês da Bíblia. Para que que serve a Bíblia, Palavra de Deus? São Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: “A Palavra de Deus serve para ensinar, corrigir, instruir na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, santo, e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3,16).
O Profeta Jeremias sente-se atraído pela Palavra de Deus em seu coração e chega a dizer: “Tu me seduziste, Senhor e eu não pude resistir” (Jer 20,7).
No Evangelho de Mateus (Mt 16,21-27), Jesus anuncia sua ida para Jerusalém para cumprir a missão que Deus lhe confiou. Pedro, percebendo o perigo que Jesus corria, pois constantemente ameaçado pelas forças religiosas e políticas, aconselha a Jesus desistir de ir a Jerusalém. Jesus diz que Pedro pensa apenas nas coisas humanas e não na missão que Deus lhe confia.
E acrescenta: Se alguém quer me seguir, tome sua cruz todos os dias e siga-me (Lc 9,23).
Jesus tem uma missão a cumprir. Dar sua vida, entregar-se aos planos de Deus. Jesus enfrenta o desafio. Não o sofrimento pelo sofrimento, que seria uma manifestação de masoquismo. Mas o sofrimento como compaixão, dor solidária, luta pelo Reino de Deus, de paz, de justiça, de amor.
Vivemos a cultura dos analgésicos, segundo Pagola, o apelo para as drogas, os narcóticos, evasão da realidade. Muitas pessoas não têm coragem de enfrentar a realidade.
Precisamos estar dispostos a assumir a insegurança, a conflitividade, a rejeição, a perseguição por causa do Reino de Deus. Aliás, Jesus proclama bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça porque deles é o Reino dos Céus (Mt 5,10). Assim se acende em nós a chama da esperança.
Não podemos esquecer que estamos no “setembro amarelo”, mês em que se dá ênfase à prevenção do suicídio. Muitas pessoas têm dificuldade em enfrentar a vida, os desafios, os conflitos e precisam de nosso apoio, nossa compaixão, nossa solidariedade.
Comments