O artigo deste domingo no Blog do Alex Fraga do P. Osmar Resende, sdb, da Paróquia Dom Bosco de Guarapuava (PR) intitulado: A Gratidão.
A GRATIDÃO
Osmar Resende SDB
O Evangelho de Lucas (Lc 17,11-19) nos narra a cura de dez leprosos. Enquanto Jesus ia para Jerusalém, aparecem dez leprosos, que de longe gritavam, pedindo compaixão de Jesus, que os curasse. Pararam ao longe porque, conforme o costume, não podiam aproximar-se das pessoas, pois eram considerados impuros. Jesus não cura na hora. Manda dirigirem-se aos sacerdotes do templo. E eis que no caminho ficam curados. Um deles volta para agradecer a Jesus. Os outros nove seguem o caminho.
Jesus questiona porque os outros não vieram agradecer. Somente aquele samaritano. Jesus é humano. Quem não gosta de receber um agradecimento?! Jesus então nos dá uma lição de gratidão.
Às vezes vivemos reclamando da vida, inclusive de Deus e nos esquecemos de ser gratos, de agradecermos a Deus. E temos tantas coisas para agradecer. Somos especialistas em pedir, pedir, pedir. E às vezes deixamos de agradecer a gratuidade do amor de Deus por nós.
O pensador dinamarquês Sören Kierkegaard dizia: “Todo aquele que quer realmente estabelecer relação com Deus e frequentá-lo não tem mais uma única tarefa: a de estar sempre alegre” e, portanto, agradecido.
Vivemos num mundo em que predominam as notícias negativas. Precisamos estar abertos, atentos às maravilhas do mundo, às maravilhas de Deus, mesmo em meio a tanta coisa negativa.
E nesse sentido temos neste final de semana a canonização em Roma de um salesiano irmão, Artêmides Zatti. Italiano de nascimento, veio ainda criança para a Argentina. Aí entrou em contato com os salesianos na paróquia e depois no colégio, no seminário. Tornou-se salesiano irmão coadjutor. Cuidava de um jovem padre tuberculoso. Foi contaminado pela doença. E prometeu a Deus que se recuperasse iria cuidar dos doentes. E foi o que aconteceu. Curou-se e passou a cuidar dos doentes num hospital de Viedma, na Argentina. Atencioso, coração agradecido, alegre, atendia a todos com carinho, com dedicação. Teve, portanto o sentido profundo de gratidão.
Dia 10 de outubro, na Basílica de São Pedro em Roma, temos a canonização de Santo Artêmides Zatti, fruto da gratidão, do amor a Deus, do serviço, da dedicação, do amor incondicional ao próximo. Assim enriquece a galeria dos santos salesianos, da igreja e nos é apresentado como modelo de virtude, de santidade, de gratidão.
Comentarios