top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A correção fraterna, por P. Osmar Resende

Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Dom Bosco de Guarapuava (PR), P. Osmar Resende, sdb, com A correção fraterna.


A CORREÇÃO FRATERNA

Osmar Resende SDB


Talvez uma das coisas mais difíceis no Cristianismo seja a correção fraterna. Mas é uma forma de amor ao próximo, uma consequência e até mesmo uma exigência.

É o próprio Cristo que nos induz a isto. No Evangelho de Mateus (Mt 18,15-20) Jesus nos propõe um método didático, pedagógico para favorecer a conversão do irmão, da irmã.

Jesus nos sugere um passo a passo. Em primeiro lugar, se alguém atrapalha a convivência fraterna, a harmonia, a união. Se alguém transgride uma norma tradicional, que favorece a paz, a harmonia, então seja avisado, comunicado, corrigido, no sentido de emendar-se em vista do bem comum.

Mas, diz Jesus, se alguém persiste no erro, não quer corrigir-se, chame outra pessoa para tentar ajudar a conversão daquela pessoa transgressora.

Caso persista no erro, não quer emendar-se, leve o caso à comunidade. Hoje, diríamos para levar ao conselho da comunidade, para ajudar a discernir e proporcionar uma conduta mais harmoniosa, mais equilibrada, em nome da verdade, do amor.

Neste caso a pessoa é convidada a afastar-se da comunidade para não atrapalhar as demais pessoas. Antigamente se falava muito de excomunhão na Igreja, por parte da autoridade competente. Hoje entende-se que a própria pessoa se exclui, se marginaliza.

Neste sentido, a oração é uma ajuda importante. Aliás Jesus nos diz: “Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, aí estou no meio deles”.

Não se trata de um confronto, de um conflito, mas da busca da justiça, da harmonia em clima de misericórdia.

Ezequiel como profeta (Ez 33,7-9) nos adverte de que devemos estar sempre como sentinelas, atentos à vivência da comunidade. Somos responsáveis uns pelos outros.

São Paulo (Rm 13,8-10), por sua vez, nos orienta a vivermos sempre no amor, na paz, na concórdia.

Reunidos e unidos em torno do Senhor.

48 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Maria de Lourdes da Costa
Maria de Lourdes da Costa
Sep 10, 2023

Muito obrigado por belos ensinamentos religiosos

Like
bottom of page