
Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o pároco da igreja Nossa Senhora do Salete (Primavera do Leste MT), com o P. Osmar Resende, em "A Consagração de Jesus".
A CONSAGRAÇÃO DE JESUS
Osmar Resende sdb
No dia 2 de fevereiro celebramos a Apresentação do Menino Jesus ao Templo de Jerusalém (Lc 2,22-40).
Era tradição, costume dos judeus, levar a criança ao templo, após o tempo da purificação da mãe.
Este fato, conforme Lucas, nos traz belas recordações. A consagração do Menino Jesus ao Senhor, Deus de Israel.
Eis que aparece em cena o Velho Simeão, que inspirado por Deus, movido pelo Espírito vai ao templo para contemplar aquele que, com a ressurreição, seria estabelecido como Senhor da Terra e do Universo. “Meus olhos viram a salvação... luz para iluminar as nações” (Lc 2,32).
Faz-nos lembrar nosso batismo. A maioria é batizada quando criança, diferentemente do Batismo de João Batista, administrado ao próprio Jesus como adulto.
Somos apresentados à comunidade, à Igreja, mediante uma verdadeira consagração a Deus, Nosso Senhor.
Espetáculo belo, mas ao mesmo tempo profético, dolorido. Simeão profetiza Jesus como “sinal de contradição”. E a Maria o anúncio da dor (Valei-me, Nossa Senhora das Dores!): “uma espada traspassará tua alma!” (Lc 2, 35).
Jesus veio como “luz para iluminar as nações” e quer que também nós sejamos luz para o mundo. Ele afirma ser “Luz do mundo” (Jo 8,12) e nos afirma: “Vós sois a luz do mundo!” (Mt 5,14).
Assim somos convidados a levar Jesus Cristo ao mundo, para iluminar o caminho das pessoas, para dar um sentido à vida, para provocar resistência e resiliência quando necessário, diante das tribulações do mundo.
Somos também nós convocados a nos apresentarmos ao templo do Deus do Universo e expandir a luz que vem do Senhor, colaborando, dessa forma, para a “cristificação” do mundo, do Universo, na bela concepção de Teilhard de Chardin.
Comments