top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artigo - A Compaixão de Jesus, por P. Osmar Resende



Domingo no Blog do Alex Fraga é dia de artigo com o P. Osmar Resende, sdb, páraco da igreja Dom Bosco, de Guarapuava (PR), com A Compaixão de Jesus.


A COMPAIXÃO DE JESUS (Mt 9,36-10,8)

Osmar Resende SDB


A versão de Marcos nos diz: “Ao desembarcar Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34).

Este versículo marcou minha vida, pois em 1967 um padre meu amigo, Dom Heriberto Hermes, que depois se tornou bispo de Cristalândia, TO, me enviou um cartão com este dizer, que me motivou a voltar para o seminário.

A compaixão de Jesus pelas pessoas, pelo povo. A messe é grande, mas os operários são poucos.

Deus Pai, de tal forma amou o mundo que enviou seu próprio Filho para nos salvar. E Jesus, o Filho de Deus, de tal forma amou a humanidade que deu sua vida por nós, pela nossa salvação, pela nossa felicidade.

E Jesus, continuando o texto de Mateus, escolhe doze apóstolos entre seus discípulos, para continuar sua missão de compaixão, de bondade, de misericórdia, curando, animando o povo sem rumo, sem esperança, dando um sentido para suas vidas. São constituídos presbíteros, pois lhes é transmitido os carismas como sacerdotes, profetas e pastores. Assim concebemos, desde as comunidades primitivas cristãs.

E hoje na Igreja, mantendo a tradição apostólica, os presbíteros, enquanto sacerdotes, são responsáveis pela administração dos sacramentos: o batismo, a eucaristia, a confissão, a unção dos enfermos, o matrimônio. Os sacramentos da crisma e da ordem são conferidos pelo bispo, que tem a ordenação episcopal.

Os presbíteros, enquanto profetas (pessoas que falam em nome de Deus), têm a função de anunciar a Palavra de Deus e denunciar os males do mundo, sobretudo aqueles presentes na comunidade.

Enquanto pastor o presbítero é chamado a pastorear o rebanho, cuidando de suas feridas, promovendo a vida.

Estamos no ano vocacional, em que somos convidados a trabalhar pelas vocações, a orar: “rogai, pois ao dono da messe para que envie operários para a sua messe”. Operários leigos, religiosos, presbíteros, comprometidos com o povo, com suas necessidades, com suas carências.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page