top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artesanato - Marcos Ortiz conquista a FLIB com sua arte milenar


Um artista extremamente diferenciado. É isso que pode-se dizer do artesão Marcos Ortiz que esteve na FLIB - Feira Literária de Bonito, em Bonito (MS), na semana passada. Instalado com seus lindos trabalhos no stand da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ele conquistou cada pessoa que visitou o local através dos trabalhos exposto. Chamou a atenção principalmente pela técnica milenar usada em sua arte em madeira: a pirografia.


Para quem não sabe e até mesmo critica essa arte primitiva ancestral, a própria palavra é de origem grega e significa escrita + fogo. Os primeiros trabalhos em pirogravura foram realizados por volta de 1751 na Inglaterra, onde as mulheres realizavam trabalhos detalhados na madeira através do fogo. Alguns psedos-críticos e pessoas não informadas, de início ao ver o trabalho de Marcos Ortiz tiveram a ousadia de dizer o que ela fazia era apenas um trabalho de hippie (ou seja, independente disso, um preconceito absurdo, já que os hippies também realizam um trabalho belo em artesanato).


"Por volta de 2003 e 2004 eu esculpia madeira, pedra, fazia vasos e luminárias com bambu. Certo dia uma pessoa pediu para que eu fizesse uma lembrança e descobri o pirografo. Eram três colheres e fiz e não parei mais em fazer pirogravuras. Posso dizer que tive muita influência da artesã Indiana Marques. Prezo muito no meu trabalho pelo acabamento. Aqui na FLIB está sendo muito bom porque as pessoas chegam admiram muito o que faço, além de tudo sempre estou trabalhando ao vivo e mostrando a minha técnica. Além de tudo há trabalhos em barros de outros artistas aqui no stand", comentou o artista.


O mais interessante nas obras de Marcos Ortiz é que seu diferencial é que trabalha com 67 ícones em Mato Grosso do Sul, envolvendo assim as etnias indígenas, arquitetura, fauna e flora regional. "Quem vem para a FLIB veio em busca de conhecimento, de Cultura. O meu trabalho relata isso. Além de tudo, tenho o prazer de passar meus conhecimentos e minha técnica da pirografia para as pessoas", salientou esse grande artista campo-grandense.





146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page