• Alex Fraga

Artesanato – Estúdio de Design lança coleção inspirada nas músicas de Geraldo Espíndola

Nesta sexta (19) e sábado (20), às 17 até 21 horas, na Rua Piratininga 1134 - Jardim dos Estados, acontece o lançamento de uma coleção de artigos para casa, impressos, costurados e bordados à mão. Criadas pelas designers Mary Saldanha e Paula Bueno, do estúdio de design POLCA, as peças são inspiradas nas composições de Geraldo Espíndola.


“É necessário você preparar o seu amor, arrumar sua cama, acender sua chama”. Desta música surgiu a concepção do projeto, no imaginário da Mary Saldanha, que disse para a sócia Paula Bueno durante um show de Geraldo: "Imagine isso na vira de um lençol!". A partir daí começaram uma jornada de projeto e criação que culminou em uma uma música para cada ambiente da casa: É Necessário no quarto, Vida Cigana na sala e Cunhataiporã na copa/cozinha.


Cantar é dar voz a uma emoção. Esta coleção traz para o cotidiano a poesia das composições de Geraldo Espíndola: faz a sua casa emanar emoções deliciosas de se ver, viver e cantarolar. Além dos desenhos, cartelas de cores, texturas dos tecidos, tipografia escolhida que dão vida e acompanham a poesia das composições, um diferencial do projeto são as impressões em grande formato, que as designers tiveram que aprender a fazer para poderem realizar a coleção da forma como tinham planejado. Mais de 20 empreendedores locais foram envolvidos na criação da coleção, que tem como resultado produtos como: lençóis, cobertores, almofadas, jogos americanos, aventais, panos de prato, guardanapos e toalhas.


Geraldo Espíndola é compositor, músico e cantor sul-mato-grossense. Ganhou notoriedade nacional em festivais a partir dos anos 70 e desde lá suas composições se espalharam pelo imaginário coletivo brasileiro através da sua voz e tantas vezes regravadas por inúmeros artistas. Com este projeto se abre as portas das casas para a cultura musical de Mato Grosso do Sul, reconhecendo e valorizando um grande artista local, que agora ganha um novo espaço no mercado. Esta possibilidade que se abre é o que se pode chamar de economia criativa. A coleção recebeu investimento do edital Economia Criativa, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.


Polca é um estúdio de design gráfico que, depois de uma década criando identidades visuais para artistas e empresários, decidiu dar vida aos projetos autorais. "Olhamos para as riquezas do entorno e as traduzimos em desenhos, cores, texturas, conceitos impressos em produtos que nascem para deixar o nosso dia-a-dia mais inspirador" afirmam as sócias Mary Saldanha e Paula Bueno.



Em 2017, o estúdio lançou seu primeiro projeto autoral, a marca de camisetas ARTIGO 5°, com expressões dos nossos direitos fundamentais. Com ela, ganharam o selo "São Paulo Fashion Week Ama"(SPFW-AMA). As camisetas podem ser compradas na Polca e também pela loja online www.artigo5.com.br.

.

0 visualização

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W