top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artesanato – Artista se destaca com obras na arte milenar do mosaico

Trabalhando há 21 anos com mosaico, através das folhas de bacuri e azulejos em geral, o artesão Marco Antonio Fraga vem desenvolvendo novos trabalhos e agradando e muito aqueles que apreciam essa arte milenar em Campo Grande e outras cidades do interior do Mato Grosso do Sul. Apesar do período de pandemia, continua desenvolvendo sua arte para principalmente comercialização.


O trabalho com as folhas trazidas das aldeias indígenas e também colhidas em praças públicas, pois não retiradas, elas posteriormente apodrecem com o tempo. Com isso faz esse trabalho de reciclagem para desenvolver o trabalho com o artesanato regional. Já os ladrilhos são feitos de forma que consiste em criar figuras geométricas ou abstratas com pequenos fragmentos de materiais. Diversas formas como onça, pássaros, peixes, entre outros animais, além de rosas e flores surgem no trabalho.


“Já fiz algumas exposições como no Armazém Cultural, Praça da Bolívia e no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e foram muito bem aceitas. É um trabalho que exige muita paciência e principalmente cuidado e amor a arte. Nesse período difícil onde todos os artistas estão enfrentando devido a pandemia do corona vírus, estou procurando produzir mais e colocar à venda para os interessados.


Possivelmente a palavra “mosaico” é de origem grega (de µουσαικόν, mousaikón, "obra das musas", embora a técnica seja antiga. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como plástico, areia, papel, conchas, madeira, pedaços de árvore, formando determinado desenho. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano (geralmente, piso ou parede). É uma modalidade de arte decorativa milenar, que nos remete à antiguidade greco-romana, quando teve seu apogeu.

Na sua elaboração eram utilizados diversos tipos de materiais. Mais informações para obter os trabalhos do artesão poderão ser obtidas pelo telefone (67) 99808-5866.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page