top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artes Visuais - Lúcia Martins Coelho Barbosa mostra suas onças-pintadas

Exposição que homenageia a onça-pintada do pantanal será aberta nesta sexta

A artista visual Lúcia Martins Coelho Barbosa reúne 16 dessas obras na exposição “Onça Por Todos os Cantos II”, que será aberta ao público nesta sexta-feira (16), às 19h30, na Galeria de Vidro. As obras que retratam as feras pantaneiras depois de quase 15 anos sem uma mostra exclusiva para elas.


A primeira mostra “Onça Por Todos os Cantos” foi realizada há quase 15 anos e, desde então, Lúcia não fez mais exposições dedicadas ao felino pantaneiro, apesar de continuar produzindo regularmente obras que têm as onças-pintadas como tema, utilizando a técnica do pastel seco. “Quando eu fiz, ano passado, uma retrospectiva na Galeria de Vidro, várias pessoas me perguntaram porque só tinha uma obra de onça. Então, passei dessa época até hoje fazendo novos trabalhos e também reunindo alguns de acervo.

A exposição tem quadros inéditos, com cinco trabalhos feitos no ano de 2022, e várias peças icônicas produzidas desde a década de 90”, resume a autora da exposição, que tem 45 anos de experiência na área artística. Lúcia conta que tem onças espalhadas por todo o País e também no exterior, em países como Estados Unidos, França, Suíça, Paraguai e Japão. Cada obra faz um retrato único desse animal, focando na pelagem, no olhar, no rosto e até em expressões mais abstratas. “Minhas onças não são só do Pantanal, mas do mundo. Sou apaixonada pela pelagem da onça e pelo seu olhar profundo e intrigante. Além disso, eu sou daqui de Mato Grosso do Sul, tive minha infância em uma fazenda, vi os absurdos da caça da onça e vi com alegria as leis brasileiras evoluírem para proteger esse felino, que é topo de cadeia e é da maior importância para o bioma pantaneiro”, explica a artista.



Serviço: A exposição “Onça Por Todos os Cantos II” será inaugurada nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 19h30, na Galeria de Vidro, com entrada gratuita. A mostra foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a artista Lúcia Martins Coelho Barbosa. As visitações na Galeria de Vidro, dentro da Esplanada Ferroviária, seguem abertas até 27 de dezembro, das 7h às 20h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h e das 14h às 19h, na Av. Calógeras nº 3.015 – Centro.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page