top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artes Visuais – Confraria Sociartista completa cinco anos de resistência no MS

Um dos movimentos culturais mais importantes dos últimos 10 anos, a Confraria Sociartista - Associação dos Artistas Visuais Profissionais de Mato Grosso do Sul completou em março 5 anos de existência, luta de resistência. Uma história que surgiu da ideia do renomado artista Pedro Guilherme que enxergando um distanciamento entre os artistas do segmento, resolveu reunir um grupo para trocar experiências, falar sobre suas vivências individuais, produções artísticas, saindo do universo solitário de seus ateliês, para uma nova dimensão coletiva, tão necessária para o crescimento e aprimoramento do artista e de sua arte, como também para o fortalecimento da categoria.

Assim essa nova história nas artes visuais teve inicio após uma primeira reunião no ateliê de um amigo artista, surgindo a ideia de levar a arte para a rua, por meio de ocupações artísticas. Esse movimento artístico logo se transformou em uma primeira ocupação de um espaço público, que foi denominada “Piracema” e o local escolhido foi a junção das ruas Franklin Roosevelt com Avenida Fernando Corrêa da Costa e Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande - MS. O evento contou com a participação de diversos artistas visuais, além de várias apresentações de artistas convidados, como dança, performance teatral, capoeira, música e muito mais, era o início de uma grande história.

O artista Walter Lambert, explicou que “esse formato coletivo informal foi batizado pelos artistas participantes de “Confraria Sociartista”, que ao longo dos últimos anos realizou inúmeras ocupações artísticas e apresentações em espaços públicos, como performances, instalações artísticas, oficina de arte para crianças e pintura ao vivo. Também realizou oficinas de arte em escolas públicas municipais, além de participar de diversas exposições. Um verdadeiro movimento Social e Artístico, legítimo e espontâneo, que além de trazer entretenimento ao público, provoca o senso crítico, derrubando barreiras, aproximando não só o espectador da arte, como a arte do espectador”.


Acrescentou ainda que ao longo dos anos a Confraria Sociartista com seus participantes e simpatizantes, com muito esforço, dedicação e entrega pessoal, realizou grandes conquistas sempre com o objetivo maior de unir a categoria, recolocando em evidência as artes visuais na cena cultural de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. “O trabalho realizado pelos artistas visuais participantes desse movimento foi sendo organizado em um modelo de atuação coordenada e planejada, cujo amadurecimento culminou na constituição de uma Associação em 31 de outubro de 2016 para fortalecer e dar a voz à categoria dos artistas visuais permite participar de diversos projetos culturais do poder público e privado, entre outras possibilidades

Em 2020 a Confraria Sociartista realizou em sua sede, pela primeira vez em Campo grande, o Projeto “Drive thru das artes”, buscando um modo inovador de oferecer acesso às Artes Visuais no período de Pandemia. E em março de 2021 a Confraria Sociartista comemorou 5 anos de atividades, realizando uma exposição comemorativa em sua Sede, que em breve terá um calendário com dias e horários para visitação, mas que já pode ser vista virtualmente em https://www.facebook.com/confrariasociartista


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page