top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Artes Visuais – Beleza do cubismo nas telas de uma artista paulista!

Há artistas visuais que mostram em sua técnica, toda a sensibilidade e profissionalismo em suas telas. Uma dessas é a paulista Sylvia Intrieri que movimento artístico chamado por “cubismo” mostra formas por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. Um trabalho que também tem reproduções com cores fortes e que surpreende a todos. A artista é de São José dos Campos, mas há muitos anos vive no litoral norte de São Paulo, em Caraguatatuba, uma das belas cidades praianas do Estado.


Para quem não conhece essa técnica, o cubismo surgiu no século XX, nas artes plásticas , tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovsck..O quadro “Les demoiselles d`Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas , que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paulo Cézanne.


Sylvia Intrieri tem um trabalho diferenciado e muito interessante. A artista que apesar de sua grande técnica, ainda não se “aventurou” em uma grande exposição, o que vem merecendo há anos, principalmente fora de São Paulo para que as pessoas possam conhecem mais a fundo suas telas e com certeza que sejam adquiridas. No Mato Grosso do Sul por exemplo não se encontra algum artista que se destaque com essa técnica.


Ela sempre representa

os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Sugere a estrutura dos corpos e objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes. Vale a pena conferir o trabalho dessa grande artista.

77 visualizações0 comentário
bottom of page