• Alex Fraga

Arte - Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in Concert

Eventos acontecem neste sábado (4) e domingo (5) no campus da UEMS

Um fim de semana com muita cultura "construída" por alunos dos estabelecimentos de ensino do Estado. É que começa neste sábado (4) e se estenderá até o domingo (5), a 14ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in Concert. Os eventos serão auditório do campus da Universidade Estadual de MS, em Campo Grande (MS), das 7h30 às 18h, com entrada franca ao público em geral e será transmitido pelo canal da SED : https://www.youtube.com/c/EducaçãoMS. Os dois eventos acontecerão simultaneamente, mantendo as mesmas características - ou seja - os resultados dos trabalhos de pesquisa em arte e cultura realizadas pelos professores e alunos

Na edição 2021, a temática escolhida foi do folclore brasileiro, com o intuito de aprofundar-se no rico universo da cultura popular. A proposta da pesquisa para as escolas ficou dívida entre as cinco regiões, possibilitando dessa forma que a pesquisa se estendesse por todo território nacional. A equipe do Núcleo de Arte e Cultura, (Nuac), da Secretaria de Estado de Educação informou que apesar de todas as dificuldades encontradas para essa edição, em virtude da pandemia do corona vírus, os alunos deram o máximo em matéria de produção e organização, com foco direcionado ao tema proposto, garantindo a qualidade dos trabalhos com belas apresentações, com intuído de celebrar a riqueza da cultura brasileira. Foram confirmadas 98 apresentações artísticas das escolas e outras participações especiais.

A abertura do Festival MS in Concert, por sua vez, no sábado, será às 15h e haverá a apresentação da orquestra da Escola Arlindo de Sampaio Jorge do bairro Moreninha II de Campo Grande. A orquestra é composta por alunos, e tem com regente o professor Alex Pereira Antunes. A dupla Tostão e Guarany que fará a apresentação por volta da 18h. No domingo, além das apresentações dos projetos das escolas, acontece às 15h, a apreentação da Banda Phenix Brass Band, composta por alunos e professores. Ela é coordenada e dirigida pelo regente, professor Paulo Henrique Costa Ramos e conta com a participação do professor Gustavo Ferreira Bogado Villarinho, da Escola Neyder Sueli Costa Viera, de Campo Grande. Os alunos apresentarão um repertório eclético priorizando temas folclóricos e obras de caráter universal com ritmo que vão do baião ao jazz. Às 18h, no palco do auditório da UEMS acontece a apresentação da cantora Juci Ibanez.

A 14ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e Festival MS in Concert é uma promoção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e realização da Secretaria de Estado de Educação, através do Núcleo de Arte e Cultura. Conta com o apoio cultural da Fundação de Cultura de MS e da Fundação de Desporto e Lazer de MS. dias 4 e 5 de dezembro no auditório do campus da Universidade Estadual de MS em Campo Grande, das 7h30 às 18h, com entrada franca ao público em geral e transmissão pelo SED : https://www.youtube.com/c/EducaçãoMS (Com Assessoria de Imprensa)