• Alex Fraga

Arte – Alunos da Heitor Castoldi recriam os ipês de Isaac de Oliveira

Fundamentalmente a arte pode ser vista de diversas formas, ampla e com isso traz consigo diversas vantagens, principalmente para as crianças que a praticam. Assim, há algum tempo a direção e professores da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, em Campo Grande implantam trabalhos voltados a arte para que os alunos possam conhecer mais os artistas do Mato Grosso do Sul.


Nessa semana, alunos do primeiro e segundo ano fundamental (de 6 a 8 anos), orientados pela professora Magali Torres, fizeram trabalhos voltados às obras do artista visual que faleceu no último dia 23 de setembro: Isaac de Oliveira. Usando materiais recicláveis como pratos de papelão, caixas de pizzas, embalagem de leite aliados a técnica de giz de cera, tinta guache, recorte e colagem, montaram painéis com ilustrações do ipês que tanto o artista gostava e pintava.


“Trabalho com as obras do Isaac desde sempre. Por admirar sua maneira de expressar através das cores sempre fortes e vibrantes. Esse despudor em ousar que sempre me atraiu. Os ipês são símbolos daqui do Mato Grosso do Sul, com isso alio a flora exuberante, enaltecendo a natureza, a arte genuinamente sul-mato-grossense e mais ainda matérias descartáveis, trazendo o tema ecologia também”, define a professora.



O mais interessante dessa aula prática de artes realizada na Escola Padre Heitor Castoldi, é que a professora realizou com seus pequenos alunos uma “expedição” pelo colégio, onde dos pequenos galhos e gravetos das árvores no chão, fizeram parte dos troncos dos ipês. Esse trabalho de campo foi de fundamental importância para todos. É sabido que por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta. Sem dúvida um exemplo para todos os estabelecimentos de ensino do Estado.

176 visualizações

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W