top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Aonde Ir - Sylvia Cesco lança livro de crônicas nesta quinta-feira

Escritora sul-mato-grossense tem reconhecida experiência literária com contos, crônicas e poesias.

Nesta quinta-feira (7) será lançado na Plataforma Cultural (Estação Ferroviária, Av. Calógeras ao lado da Feira Central), a partir das 19h30 min, “Um Palmo e Meio de Proseio”, o primeiro livro de crônicas da escritora e poeta Sylvia Cesco. Por ser um gênero que registra acontecimentos da vida cotidiana, a crônica está quase sempre em sintonia com os assuntos gerados nas ruas de uma cidade, retratando o espaço urbano, os acontecimentos e os tipos humanos que passam por ali, resultando em valioso e didático acréscimo aos acervos de fontes tradicionais de pesquisa histórica.

“Entre outras funções maravilhosas, a Literatura desempenha um papel fundamental para a preservação da memória de um povo”, afirma Sylvia Cesco. De fato, em “Um Palmo e Meio de Proseio”, desfilam tipos comuns, personagens anônimos e figuras públicas conhecidas de MS, como a Profa. Maria da Glória Sá Rosa, o Dr. Wilson Barbosa Martins, o poeta Manoel de Barros, o escritor Abílio Leite de Barros, entre outros. O olhar sensível da autora ao conviver com eles, os traz para perto do leitor em linguagem coloquial, leve, poética e até mesmo bem-humorada.

“Os personagens do livro são desta Cidade Morena, onde nasci, e que tanto amo, e os ‘causos’ foram vivenciados por mim. Ninguém me contou, ficaram registrados na minha memória afetiva”, conta a autora. Perguntada sobre qual seria, na opinião dela, o segredo de um bom texto, Sylvia Cesco não titubeia e responde: “Para mim, qualquer texto, em qualquer gênero, prosa ou poesia, precisa transmitir encantamento, seja em seu conteúdo ou em sua forma”. A autora lembra ainda que a sua ex-professora Maria da Glória Sá Rosa e também a amiga Ceila Puia, ambas já falecidas, foram as grandes incentivadoras para que ela escrevesse, conhecedoras que eram, na intimidade, dos seus textos. E completa: “Expressar sentimentos, ideias, opiniões por meio da palavra escrita, seja em poesia ou em prosa, é a minha grande paixão. A palavra é a minha pátria”, afirma.

O livro “Um Palmo e Meio de Proseio” traz um QR Code em sua contracapa que remete ao canal da editora e produtora Marruá, Arte e Cultura no YouTube. Nele, os leitores terão acesso a vídeos com três crônicas do livro interpretadas pela diretora da Marruá, a atriz Andréa Freire, mostrando um pouco do universo da obra. “Um Palmo e Meio de Proseio” foi financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais- FIC, da Fundação de Cultura do Governo do Estado de MS. Sobre Sylvia Cesco

Sylvia Cesco nasceu em Campo Grande, MS. Tem formação em Letras, Pedagogia e Psicopedagogia; Especialização em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Taubaté/SP e Pós-Graduação em Educação e Supervisão Escolar pela USP/SP. Professora, também exerceu atividades de gestão pública e privada. É autora de textos de peças de teatro, ( tendo atuado também como Diretora teatral) elaborados com textos de poetas regionais, nacionais e internacionais. Letrista de composições gravadas por conhecidos músicos e corais de Campo Grande. Publicou: “Guavira Virou”; “Mulher do Mato”; “Sinhá Rendeira” ; “três poetas amigos uma via: aldravias” , este último em coautoria com os também poetas Janet Zimmermann e Paulo Robson de Souza. “Ave Marias, Cheias de Raça” (Contos); “Histórias de Dona Menina” (Literatura infanto-juvenil); “A Glória desta Morena” (Org.), antologia de contos e crônicas de autores de MS, em homenagem à Maria da Glória Sá Rosa, e que traz alguns dos seus textos inéditos. Em 2022, lança seu livro de crônicas: “Um Palmo e Meio de Proseio” pela editora e produtora Marruá Arte e Cultura. Atualmente, Sylvia é diretora Cultural Adjunta da União Brasileira de Escritores- UBE/MS.

41 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page