top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Aonde Ir - Quinteto Virgisanta toca seu "Choro" neste domingo no Escritório Bar



Neste domingo (3), a partir das 18h30, o Quinteto Virgisanta estará fazendo uma apresentação mais que especial, no Escritório Bar (Rua Assunção, 365 - Vila Morumbi), em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, celebrando assim o "Choro", gênero musical que na última semana teve seu reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ao declarar o choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em uma cerimônia emocionante no Clube do Choro de Brasília.


O Quinteto Virgisanta: Guardiões da Tradição - Neste cenário de celebração e reconhecimento, destaca-se o Quinteto Virgisanta, um grupo de músicos renomados que se dedicam à preservação e exaltação do choro. Composto por cinco talentosos artistas do Mato Grosso do Sul, o grupo traz em sua essência a paixão pela música brasileira.


Maria Claudia, professora de canto popular, formada pela UFMS, cantora com mais de 38 anos de carreira com o Duo Maria Claudia e Marcos Mendes é a cantora do Quinteto, seu parceiro Marcos Mendes neste formato como Bandolinista é multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical, Laís Fuiyama no violão de 7 cordas, é mestre em música pela UFG, violonista e educadora musical, tendo como foco a pesquisa e o trabalho na área da performance. Atualmente é doutoranda de Estudos de Linguagens da UFMS trabalhando com a canção brasileira, Higor Rinaldi, é o habilidoso flautista, estudante de música pela UFMS, Cambará é o pandeirista, de linhagem tradicional, traz o ritmo pulsante do choro adquirido pela tradição familiar de músicos com raízes de samba e choro.


Resgatando as Letras Perdidas - O diferencial do Quinteto Virgisanta reside na sua missão de resgatar as letras dos choros, muitas vezes esquecidas pelo público, que foram escritas por poetas brasileiros consagrados, como Vinicius de Moraes, Herminio Belo de Carvalho, Cartola, Chiquinha Gonzaga, João de Barros, Pixinguinha e tantos outros. É uma jornada de redescoberta e valorização da riqueza lírica que acompanha as melodias instrumentais do choro.




41 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 03
Rated 5 out of 5 stars.

Eu vou

Like
bottom of page