top of page
  • Foto do escritorAlex Fraga

Álbum - “Arraiá da Aydê” celebra a festa junina com canções autorais e releituras



Além do disco com lançamento no próximo dia 26 (sexta-feira), o projeto terá show de lançamento e oficinas artísticas gratuitas - - - -


***Matheus Luzi *** - - -


Contemplado na terceira edição do fomento ao forró da Secretaria Municipal de São Paulo, o novo álbum da cantora e compositora cearense Aydê celebra a tradicional festa junina, com canções temáticas inéditas e autorais e quatro releituras de canções do gênero consagradas. Intitulado “Arraiá da Aydê”, o projeto também terá um show na capital paulista e uma série de oficinas que inclui canto, forró, musicalização infantil e elaboração de projetos.


O álbum, que chegará às plataformas no próximo dia 26 (sexta-feira), é dedicado ao ritmo arrasta-pé e destinado especialmente ao público jovem. Dentre as oito faixas, metade são autorais. Para Aydê, pode ser proveitoso para a juventude, uma vez que poucos lançamentos neste período do ano são deste gênero musical. Quanto as demais faixas, são regravações de canções já conhecidas do grande público: "Olha pro céu", "Rindo à toa", "Olhinhos de fogueira" e "São João na roça".


O álbum conta ainda com o lançamento de 4 videoclipes e 3 participações especiais que inclui a cantora pernambucana Vera Freitas, a cantora paulistana Neide Nazaré e o Trio Beijo de Moça. Segundo Aydê, o projeto tem várias finalidades. Como todas as ações de "Arraiá da Aydê" serão gratuitas, ela espera, assim, democratizar o acesso à cultura e bens culturais, o que se estende também para a acessibilidade, já que o show terá intérprete LIBRAS. Outra finalidade é dar voz e fortalecer a presença feminina na música brasileira e, em especial, fortalecer a cena artística entre mulheres compositoras. Assim, a proposta de Aydê é colaborar na construção de mais diversidade dentro da música brasileira.

“Arraiá da Aydê”, é mais um capítulo na carreira desta cantora e compositora cearense, produtora cultural pelo Senac Lapa Scipião/SP e bacharel em Canto Popular pela Faculdade FMU/FIAM-FAAM. Em carreira solo desde 2018, tem onze lançamentos disponíveis nas plataformas, incluindo o álbum "Raízes" (2023), e clipes de algumas canções no Youtube.

Radicada em São Paulo, Aydê já passou por diversos e relevantes palcos brasileiros e programas de entrevistas. O engajamento da artista com seu público a fez ser indicada em 2020 e 2022 ao Prêmio Profissionais da Música (PPM), sendo finalista em três categorias.

Sua sonoridade é característica, uma vez que se baseia na mescla entre a Nova MPB e ritmos tradicionais do cancioneiro popular brasileiro, em especial, do Nordeste, como o xote, reggae, baião, cantigas de roda, e outros. Em algumas canções, essa sonoridade também carrega a força da música afro-brasileira. Quanto às letras de suas canções, Aydê se inspira em suas origens cearenses, exaltando suas lembranças e vivências. Porém, mais do que isso, as letras de Aydê são diversificadas, relatando as situações do cotidiano, com mensagens de reflexão e positividade.

Ficha Técnica do álbum

Produção Musical: Cicinho Silva

Contrabaixo: Omar Campos

Guitarra: Omar Campos

Zabumba e Triângulo: Neide Nazaré

Percussão Geral: Nathalie Magalhães

Faixas

Músicas de autoria de Aydê: "A Magia do São João", "Voa Meu Balão", "Sonho", "Fogueira".

“Olha pro céu” José Fernandes / Luiz Gonzaga

“Rindo à toa” - Tato

“Olhinhos de fogueira” - Luiz Fidélis

“São João na Roça” - Luiz Gonzaga / Zé Dantas

Clipes com participações especiais de Vera Freitas (Faixa "Sonho"), Neide Nazaré ("Fogueira") e Trio Beijo de Moça ("Voa Meu Balão").

Show de lançamento do álbum (04/06)

Local: Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó, São Paulo.

Classificação livre

Duração de 60 minutos

*** É jornalista

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page